Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Por que você não passa lá?






Li em um interessante blog (http://www.oguiadeparis.blogspot.com/) sobre o Musée de Cluny (também conhecido como Museu Nacional da Idade Média). Fiz mestrado (inconcluso) nesta área fascinante que foi alvo de preconceitos por muito tempo. Como professor de História, ainda que em fase de transição para o mundo jurídico, continuo sentindo o gostinho pelo estudo do passado. É um dos museus que me interessa visitar e fica no Quartier Latin, o coração universitário medieval (embora a Sorbonne no século XII se parecesse mais com um estábulo, mas isto é outro papo). Fica localizado no quinto arrondissement (se não sabe o que é, e pode esperar, aguarde mais alguns dias; por ora: é tipo uma região ou aglomerado de bairros, vamos dizer que Botafogo, Leme, Copacabana e Peixoto formam um arrondissement, ou Alto dos Passos, Granbery, São Mateus e Bom Pastor formam um arrondissement ou ainda, Cruzeiro, Anchieta, Serra e Mangabeiras também o formam). 





O endereço é: 6 Praça Paul Painlevé, ao sul do Boulevard Saint-Germain, entre o Boulevard Saint-Michel e a Rua Saint Jacques. Uma de suas principais atrações é a "Dama e o Licórnio" (segundo Umberto Eco, em Baudolino, o correto é licórnio mesmo, e não unicórnio) uma tapeçaria da Idade Média Tardia (século XV) e mais não digo porque não é dos meus affaires. A ordem cluniacense foi uma turma barra-pesada em matéria de defesa dos interesses e prerrogativas clericais. Partiu deles a ideia de que os gládios espiritual e secular pertenciam ambos ao Papa. Há excelente obra sobre isto a que os remeto: DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa,1978.



Entrada: 8 euros. Mais barato do que um ordálio. Linhas de ônibus: 21, 27, 38, 63 (a mais interessante de Paris, pode conferir em http://www.ratp.fr/plan-interactif/cartebus.php), 85, 86, 87. Como pretendo ficar no Marais, vou a pé mesmo: prefeitura, Sena, Notre Dame e museu. Abre de quarta à segunda entre 09 h 15min e 17 h e 45 min.