Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

El Barri Gòtic









 Sede do governo da Comunidade da Catalunha





O Bairro Gótico é a região de Barcelona que eu mais gostei. Fomos para lá quase todos os dias, uma infinidade de ruazinhas sensacionais.


A Carrer de Ferran (estação Liceu, linha 3) é uma rua crucial para gulodices. Maoz é uma palavra mágica para vegetarianos. Falafel (prato judeu-marroquino) escandalosamente gostoso com batatas-fritas belgas e bebida por menos de oito euros. Fundada em Amsterdam, a conheci em Paris. É um cubículo, tem que dar sorte para conseguir assento. Um dos atendentes me disse que conheceu "Floriano" (Florianópolis) e gostou muito





Esta loja é um atentado ao seu bolso, fiquei pouco tempo e não me deixei contaminar. O paraíso dos doces e biscoitos. E tudo em embalagens que são obras de arte.


Sants, um bairro funcional.



Sants não é um bairro nem bonito e nem feio. Vale pela funcionalidade. Para ir ao centro há três linhas de metrô (1, 2 e 3). Do momento que saíamos do apartamento até chegarmos ao destino no bairro Gótico levava quase meia-hora. Após duas semanas começa a cansar. A estação de Sants é muvucada e um pouco confusa no início, vive cheia desde as primeiras horas da manhã. É servida por metrô, Rodalies suburbanas e regionais, trens de alta velocidade e o TGV Barcelona-Paris. Não vende passagens em caixas automáticos para a França ou para Media Velocidad.

 Não vi ninguém entrando nestes cinemas. Sempre completamente vazio.




 Em Barcelona há muitas esculturas modernistas espalhadas pela cidade.




A Carrer de Sants é uma rua arborizada e com um comércio útil (além da linha 2 do metrô). A água destes filtros históricos não é potável.





               Centro Comercial Las Arenas na Plaça d'Espanya. o centro nevrálgico de Sants.






Esta região é repleta de ciclistas jovens tirando casquinhas em você.



Ciutat Vella








Descendo as Rembles de Santa Monica,próximo à estação Drassanes (Linha 3) há o Mirador de Colombo e se inicia a marina do Moll de Barcelona. Passear sem rumo definido é uma das melhores coisas que o turista pode fazer.



Eu não me interessei em subir o Mirador e nem ir ao Museu Marítimo. Caça-turistas visíveis. Barcelona há vários deles e eu cai que nem patinho em um deles. Conto mais adiante.












O Maremagnum foi o terceiro shopping que visitamos, além do L'Illa Diagonal e do Las Arenas. Shoppings não são o forte da Espanha.