Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Show do AIR em Berlim (16/07/16)


Eu conheço a dupla francesa AIR desde que lançaram o primeiro disco, Moon Safari, em 1998. Gostei de cara e achei o álbum de estreia um clássico, com o seu som eletrônico fortemente influenciado pelos anos sessenta e setenta. Desde então acompanho a carreira da dupla e tenho todos os cds. Eu nunca tinha assistido um show de rock na Europa, tive a oportunidade de assistir Depeche Mode em Portugal, Portishead em Madri e Madonna em Londres, mas, por diversas razões não fui a nenhum deles. Mas fiquei bem feliz em saber que o AIR se apresentaria gratuitamente em frente aos portões de Brandenburgo em um evento de dois dias, o "Jour de Fête" que celebra a amizade franco-germânica durante o verão.










Dois dias antes, o atentado em Nice com dezenas de vítimas. A sexta-feira foi cancelada, mas soube pela internet que as atrações do sábado foram mantidas. Para lá fomos uma hora antes do show dos franceses, eu achando que não conseguiria ver nada, que tudo estaria lotado. Para minha surpresa, não tivemos dificuldade em assistir o show de perto. Muitos jovens bebendo, claro, mas nada de grosserias e empurrões. Ficar em pé não foi especialmente cansativo.


Antes do show o organizador justificou a manutenção do evento e pediu um minuto de silêncio que realmente foi um minuto de silêncio, respeito total.


Boa parte do público conhecia  banda, mas não profundamente, fãs de carteirinha eu vi poucos. Foi um show muito bom, embora eu com mais de cinquenta anos, não vibre mais com shows como era há trinta anos atrás, óbvio. As músicas escolhidas foram selecionadas para agradar a quem acompanha a banda, achei bem representativo da história do grupo.

No meu canal do Youtube estarei publicando os muitos vídeos que fiz deste show: https://www.youtube.com/user/enaldops