Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quartier Latin/ Institut du monde arabe (5ème)



Tem para tudo quanto é lugar, mas é diferente dos daqui.




Andar de metrô é mais rápido do que de ônibus, mas menos seguro e atraente. Andando de metrô de superfície você concilia beleza com a funcionalidade. Esta é a estação Stalingrad, onde deixei a linha 7 e peguei a linha 2, que passa por Belleville (conhece o desenho As bicicletas de Belleville? Não, então assista-o!). Eu tinha duas opções: continuar até o cemitério Père Lachaise ou ir para o Quartier Latin. Fiquei com a segunda opção.



Em algumas linhas você precisa mover a maçaneta para abrir a porta do vagão. Ponha força ou deixe que um parisiense o faça.






Na estação Belleville vi pela enésima vez este cartaz de uma peça de teatro. Mas havia um detalhe a mais. Uma francesa me viu fotografando, achou graça e disse: "Souvenir!"





E então, lá estava eu no Quartier Latin, bairro ícone da esquerda de '68.



Universidade de Paris VI (Jussieu).

 













O Instituto do mundo árabe é uma visita obrigatória na próxima viagem. Fica fechado às segundas. É por muitas destas e outras que não dá para ir à Paris apenas uma única vez na vida, nem que você fique semanas por lá.


Parc de la Villette/ La Géode/ Cité des Sciences et de l'industrie (19ème) (2)






Quem disse que eu não tiro fotos de mim mesmo?



O submarino nuclear Argonauta pode ser visitado.






















Ao me aproximar da Géode ouvi uma sequência eletrônica, o que foi surpreendente pois eu não sabia que a construção emitia sons. A musiquinha se repetia de tempos em tempos e eu fiquei com a impressão de que ela era apenas tocada quando alguém se aproximava da Géode, como se ela pudesse detectar a presença humana.






A explicação veio da base da Géode. Trata-se da "clepsidra sonora": um relógio musical que emite sequências para as horas, minutos e segundos, que você ouvirá conforme a posição em que se encontra e perceptível pelo efeito dos sons na água. Eu achei um barato alguém se dar ao trabalho de elaborar e executar algo assim.