Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Locações de apartamentos para temporada (Locations meublées touristiques)



No ano passado foi veiculada a notícia de que as locações de apartamentos para temporada em Paris teriam sido legalmente proibidas dado o seu impacto no valor dos alugueres residenciais. Assim, quem viajava para a capital francesa com um contrato assinado para ficar alguns dias ou semanas em um apartamento com esta finalidade sabia que estava correndo algum risco com a fiscalização municipal. Esta matéria vem esclarecer o assunto. http://www.paris.fr/accueil/accueil-paris-fr/locations-meublees-n-oubliez-pas-de-les-declarer/rub_1_actu_110760_port_24329

A locação para temporada cresceu bastante nos últimos tempos em Paris (mais de vinte mil locações nos últimos cinco anos). Nas regiões Oeste e no Centro (1, 2, 3, 4, 7, 8, e 9 arrondissements), as locações para temporada chegam a representar vinte por cento das ofertas. Com valores próximos aos da hotelaria, as locações para temporada chegam a custar o dobro ou o triplo de um contrato de longa temporada, o que causa um forte impacto na vida dos munícipes.

O proprietário do imóvel que será destinado a locações para temporada (inferior a um ano) tem que requerer uma autorização junto à prefeitura de Paris e arcar com algumas compensações. As multas judiciárias por descumprimento são elevadas. O difícil para o turista locatário, a princípio, é verificar se o imóvel que está alugando encontra-se em situação regular.