Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Este mapa de bolso é fundamental

No aeroporto de Barajas (terminal T4S) diante da recolha de bagagem, há um stand de informações. Não deixe de pegar este mapa gratuito. Eu o usei todos os dias, e você encontrará nele todas as informações necessárias sobre o centro de Madri, onde se encontram uns oitenta por cento das atrações da cidade. Mapinha de metrô você pega em qualquer estação.


Palácio dos Espelhos


O palácio dos Espelhos era frequentado pela nobreza que possuía o parque antes de se tornar terreno público. Há livros nas cadeiras de balanço para que você possa reproduzir a experiência do passado. Só que com mais de 35º C não dá para ficar lá por muito tempo.










Parque do Retiro (Madri)




















O Parque do Bom Retiro é uma imensa área verde municipal à leste do centro de Madri, junto ao Paseo del Prado. A temperatura lá é um bom refúgio ao verão escaldante de Madri. Há passeios de barcos (em torno de 6€ a hora) e alguns palácios. Vi muita gente fazendo piquenique ou simplesmente dormindo no gramado.











Plaza Mayor e arredores






A Plaza Mayor é do século XVI. Fomos lá para aproveitar um passeio agendado gratuito, marcado para as 14h de sexta-feira. Foi idêntico ao de Londres, o guia iniciou uma aula desnecessária sobre tudo o que se referia àpraça ao invés de passearmos pela cidade. Ouvimos uns vinte minutos e nos dispersamos. A Sandeman's precisa rever a política destes passeios, é muito aborrecido.


Há algumas apresentações de artistas populares, algo meio deprimente. O proprietário do nosso apartamento alertou-nos sobre os restaurantes que lotam a Plaza Mayor. Os preços me pareceram razoáveis e os turistas pareciam gostar de almoçar por ali. Fazia uns 32.ºC e não era nossa intenção mesmo almoçar em restaurantes à la carte, então fomos passear.






O Mercado de São Miguel é referência gastronômica na cidade. À noite fica lotado. Embora oitenta por cento seja comida onívora há também doces que dão água na boca. Não voltamos lá por falra de...voltar lá.


Uma das entradas da Plaza Mayor.







Há muitos bar y tapas por lá. Os preços me pareciam bons, não é mais caro do que o resto da cidade.