Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Novo" Quartier Latin?



Eu tenho a impressão de que cinco locações parisienses fazem parte do imaginário de qualquer indíviduo: Eiffel, Louvre, Notre Dame, Arco do Triunfo e Sacre Coeur. O conhecimento sobre o restante da cidade varia muito com as pessoas. Na minha adolescência o Quartier Latin era sinônimo de juventude universitária e rebelde, em função do equívoco de muitos pensarem que maio de '68 começou na Sorbonne (na verdade começou em Nanterre, que a rigor, nem fica em Paris, mas no município homônimo). Passeando pelo Quartier Latin (5e) o que vemos é uma região de alto poder aquisitivo.

Dos vinte arrondissements de Paris, apenas não passei pelo 13e e pelo 20e, sem nenhuma razão especial para tanto. Agora leio que o primeiro deles está sendo chamado de Nouveau Quartier Latin. Eu acho muito legal uma administração não permitir que a periferia fique ao léu. De hoje a 3 de junho, haverá animações, conferências, visitas guiadas, fanfarras e performances, com participação da Universidade de Paris Diderot, Biblioteca Nacional da França e  Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. É uma oportunidade de conhecer a parte não turística da cidade.

Aviões da Iberia não disponibilizam monitores individuais?



Viajar em uma poltrona com monitor individual me parece essencial. São no mínimo nove horas de voo até a Europa (Lisboa, o destino mais próximo) e, pelo que vi, bem que as pessoas tentam, mas poucos conseguem dormir por muito tempo (barulho do ar condicionado, turbulências, gente passando, conversas alheias). Por isto, ter uma distração é fundamental. O monitor individual me permitia ver filmes, ouvir música e acompanhar as informações sobre o voo (mapa, velocidade, distâncias, tempo, etc). Assim, fiquei espantado com a informação prestada pelo Alexandre: http://alexp.travellerspoint.com/230/ (cujo blog com relatos de viagens para cerca de trinta países eu recomendo vivamente) de que a Iberia (linha Rio/Madri) disponibliza apenas monitores coletivos. Quem souber de informação divergente ou convergente, por favor, comente aqui.


Treze graus e nada de sol



O mês de maio do corrente ano não tem se comportado como na descrição recorrente que os turistas fazem. Ao invés de dias claros e tempo frais, até agora só vimos nuvens, chuva e muito frio.

Fonte: http://www.meteo-paris.com/