Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Filmes parisienses (5)


















Mes amies, este filme nem parece que é de Godard, o chato. Nana (Anna Karina) é uma jovem atriz (ou pretendente a atriz) que larga marido e filho pequeno para tentar a carreira cinematográfica. Vai trabalhar como balconista em uma loja de discos na Boulevard Saint-Germain (5ème), Paris, 1962. Sem dinheiro para pagar o aluguel é ilegalmente despejada pelos próprios locadores. Enquanto passeia a esmo, sem saber o que fazer, um rapaz a confunde com uma prostituta e lhe propõe um programa. A moça, sem desespero, mas sem opções, entra amadoristicamente neste ramo. Esta é a principal temática do filme.

O tratamento dado ao objeto diferencia-se de tudo o que já vi: não é aquela coisa apaixonada dos filmes latinos, em que anexa à descida aos infernos há um discurso calejado sobre a exploração social, não é moralista à maneira do fundamentalismo estadunidense e nem aquela coisa inglesa de que toda perversão é divertida. A transição da moça para a prostituição ocorre gradativamente, aos poucos ela se enquadra no novo papel social, e há um diálogo que funciona como um manual de introdução ao trabalho nas ruas, citando inclusive as fontes normativas pertinentes ao assunto.

O filme é dividido em doze capítulos, com subtítulos, há diversas referências literárias e a filmes clássicos dos anos vinte e trinta, e também a Truffaut, Louise Brooks, a guerra da Argélia (preste atenção na cena de uma rajada de metralhadora!).... Há também um ótimo diálogo da protagonista com um filósofo em um café parisiense, sobre o pensamento, a palavra e o amor, naquele jeito esférico de filosofar típico dos franceses.

Sem dúvida nenhuma, é o melhor filme de Godard a que assisti até o momento, bem mais interessante do que Acossado.

É muito legal também ver a Paris do início dos anos sessenta, você reconhecerá certamente o Quartier Latin, a região do teatro Châtelet e o maior destaque vai para a Champs-Élysées. Acho que o ar provinciano da cidade ainda se conserva, de certa forma, meio século depois.