Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Retrospectiva Robert Crumb em Paris





O Museu de Arte Moderna de Paris inicia a partir de amanhã (13 de abril) até 19 de agosto uma retrospectiva sobre o desenhista estadunidense (e residente na França desde meados da década de noventa) Robert Crumb. Expoente da contracultura de San Francisco, anos sessenta, Crumb é conhecido por Fritz, the Cat e por dezenas de histórias tendo como tema o relacionamento entre os homens (ele, em particular) e suas mulheres-objeto. Fritz era um estudante universitário em Oakland, cujos maiores interesses eram gatas (literalmente) e drogas. Crumb faz uma crítica ácida ao movimento estudantil e aos hippies, de modo geral.


Nascido em 1941, Robert Crumb é um crítico da sociedade contemporânea, seus absurdos, sua hipocrisia, seu mundinho de classe média e, inclusive, as contradições da própria contracultura de que foi expoente. As mulheres em Crumb são coisificadas e frequentemente ameaçadoras.

 
A exposição congrega mais de setecentos desenhos, duzentos números da revista Underground, e um documentário de 1994 (já exibido na tv paga brasileira por diversas vezes).
De quarta a domingo, entre 10h e 20h. Ingresso: 8 euros.
Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris
11 av. du Président Wilson (16e)
Metro : linha 9 (Alma-Marceau ou Iéna)