Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Plaza Cibeles (Banco de España)


Este é um dos edifícios-símbolos de Madri: o Palácio Cibeles,antigo Banco de España. Estava fechado no horário que passei por lá. Pode ser visitado e funciona como cinema no verão. Do seu alto há uma bela vista do centro de Madri.


















Como é o verão em Madri





Desde criança que eu gosto de acompanhar o clima pelo mundo. Sempre me espantei com a estabilidade das temperaturas em Madri por todo o ano. Julho e agosto com mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 36 e 38°C. Por isto evitei de ir até lá nos anos anteriores. Mas depois que passei pela experiência de 40°C em Lisboa, no ano passado, observei que o calor em baixa umidade é suportável, sinto mais calor aqui em Juiz de Fora com seu trinta e poucos graus no verão do que na Europa com quase quarenta.

A Espanha, além de utilizar o horário de varão, optou pelo fuso-horário da Europa Central ao invés do de Greenwich, o que seria meridionalmente mais correto. Assim, há um desvio de duas horas, na realidade, o dia começava por volta das sete horas e se estendia para as dez da noite. Durante a manhã cheguei a pegar 11°C com um vento enregelante. O ápice do calor é por volta das cinco da tarde. Posso garantir que o calor se torna opressor somente acima dos 35°C, não antes. Pela manhã nunca senti calor e nem peguei temperaturas acima dos 30°C. No entanto, sentimos muita sede, é fundamental carregar água consigo, eu diria que um litro por pessoa, no mínimo.