Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Londres: hospedagem.



Simultaneamente ou logo após as reservas aéreas vem a questão da hospedagem. Em Londres há basicamente cinco formas: hotéis, apartamentos, bed & breakfast, apart-hotéis e albergues. Durante duas semanas tive que pesquisar à béça, antes de chegar à qualquer conclusão. Vou deixar aqui algumas opiniões e algumas sugestões:

1. Tal como em Paris, há muitos hotéis com quartos minúsculos, preços altos, breakfasts insuficientes, fotos imprecisas e muitos relatos de problemas. Se você pretende ficar em hotéis é indispensável ler os comentários no site www.tripadvisor.com (em inglês, com tradução tosca em português). Cheguei a ler um relato de um empresário do Recife afirmando que a sua reserva não foi confirmada quando estava no guichê do hotel, após um voo de quatorze horas.

2. Bed&breakfast (quarto e café da manhã) é uma opção forte em Londres, tem muita aceitação, mas há que julgar que você estará na residência de outra família, e muitas das vezes o banheiro é comunitário. O preço é convidativo, mas nem sempre. Também é possível encontrar relatos sobre eles nos blogs. Pode ser uma boa forma de economizar uma grana, já que você praticamente ficará pouco em casa.

3. Albergue não se enquadra para pessoas com o meu perfil (casal sossegado de meia-idade). Se quiser um relato detalhado do que se passa em albergues na Europa, eu recomendo, mesmo, a leitura deste blog: http://alexp.travellerspoint.com/

4. Uma opção que pode ser interessante são os serviced appartments e os self caterings. Eu não sei distingui-los, notei apenas que são ou se assemelham ao apart-hotéis. Também não sei a razão do site oficial http://www.visitlondon.com/ elencá-los.

5. Apartamento me parece uma boa opção pelos motivos que expliquei nos posts sobre Paris: um pouco mais de espaço e segurança e melhores preços. Ao contrário da viagem anterior, em que uma dica certeira de um parente me levou até uma pequena imobiliária que não me deu qualquer transtorno, fiquei sem referências para a capital londrina. Se você digita "London appartments", "London vacation rents" ou qualquer outra variação será levado a sites com milhares de ofertas, é muito difícil estabelecer critérios. Deixo aqui, então, o caminho das pedras (o que não garante muita coisa):

a) fuja de imobiliárias que não identificam as fotos claramente com o respectivo imóvel;

b) fuja de imobiliárias que não devolvem o pagamento em qualquer hipótese (not refundable): é ilegal, mas vai encarar uma ação em tribunais do Exterior?

c) não decida sozinho, o olho feminino aqui é fundamental, somente elas percebem coisas como: falta de luz, proximidade de barulho excessivo, locais por onde entram água, proprietários desleixados, etc.

d) leia a lista completa de utilidades e recursos (amenities). Às vezes o ap. é belo, mas não tem qualquer refrigerador.

e) passeie pelas proximidades por meio do Google maps: veja se há mercadinho e estações por perto.

f) leia os relatos dos visitantes (e confie mais nas críticas do que nos elogios rasgados). Como você se sentiria diante de comentários como: "o apartamento não era no local que aluguei e nem se parecia com as fotos, mas era bom" (eu, hein? que estória é esta?!).

g) e cuidado: além do preço inicial, lembre-se: as variações cambiais, o dólar praticado pela sua instituição finaceira, o IOF de 6,38% nas transações internacionais, a comissão de intermediação, a taxa de limpeza e o danado do seguro-caução, que só lhe será devolvido no retorno (check out), se o proprietário for honesto e diligente. Ao final, o valor do aluguel pode subir uns vinte por cento acima do que inicialmente lhe foi anunciado.

Bom, ficou muito extenso e eu ainda teria algo mais a dizer. Se o(a) leitor(a) necessitar de mais informações é só perguntar.