Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aeroporto de Orly



Voo direto somente não é vantajoso quando confrontado com uma diferença de valor considerável para o voo com escalas (uma apenas, duas, eu já penso que é demais). No ano passado nós viajamos direto para Paris, pousando no CDG (Charles de Gaulle). Este ano, o mesmo voo (dia e hora) está, no presente momento, 26% mais caro. Então,  eu vejo que desta vez terei que pegar uma conexão, e o destino final é o aeroporto de Orly, ao sul de Paris.

Sobre aeroportos a preocupação maior é como, por quanto tempo e por quais meios e valores você chega e sai de lá. Vamos começar pela chegada. Você passou pela polícia francesa, pegou as suas malas e agora: vai de táxi, ônibus, transfer ou RER? Eu já narrei a minha experiência anterior no CDG (http://enaldoemparis.blogspot.com/2011/07/do-aeroporto-ao-apartamento-taxi-ou-rer.html).


Ao contrário do CDG, os trens municipais RER não passam em Orly, então é preciso pegar uma conexão até uma das linhas disponíveis:





para RER B: (corta Paris no sentido sul-norte, estações Denfert-Rochereau, Saint Michel/Notre Dame, Châtelet-Les Halles, Gare du Nord): você pega a navette Orlyval (é um metrô automático), porte A (se em Orly Ouest, no nível da plataforma de embarques) ou porte K (Orly Sud). O Orlyval funciona entre 6 e 23 h (por isto é bom ficar atento se precisar fazer check in antes das 6 horas!), a cada quatro minutos. O ponto final é na estação Antony onde pegará o RER B. Tarifa combinada (Orlyval e RER): 10,90 euros. Tempo estimado até Châtelet-Les Halles: 35 min.

para RER C: (margea todo o rio Sena): você pega um ônibus "Paris par le train" (http://www.parisparletrain.fr/fiches_horaires/pplt_FHNPPT_PF.pdf) a cada 15 min (Orly Sud: porte F, Orly Ouest: Porte G, nível de desembarque) até Pont de Rungis e toma o RER C no sentido Pontoise. Tarifa combinada (ônibus e RER): 6,45 euros. Tempo até a estação Saint-Michel Notre Dame: 35min. A linha de ônibus "Paris par le train" foi inaugurada no mês passado e funciona entre 4 h e 41 min até 0 h e 56 min.

Ônibus (Orlybus): Acho que ir de ônibus também pode ser uma boa opção, principalmente para quem quer ver a cidade. Saem de Orly Sud (D) e Orly Ouest (G) e vão até a estação Denfert Rochereau (14e) (metrô linhas 4 e 6). A cada vinte minutos, trajeto entre 20 e 30 minutos, tarifa: 6,90 euros.

Táxi: Primeira vez em Paris? Vai acompanhado(a)? Mala pesada? Cansado de mais de quinze horas de voo e conexão? Vá de táxi, é a melhor opção. Sentadão, seguro(a) e tranquilo(a), pode arriscar o seu francês ou inglês com o motorista e curtir a cidade. De Orly até Châtelet-Les Halles fica em torno de quarenta euros. Tempo estimado: quarenta minutos.




Há outras opções no site. http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/fr-FR/Passagers/Acces-Plans-Parking/Paris-Orly/Acces/Transports-En-Commun/paris-orly-transports-en-commun.htm. O aeroporto de Orly é mais bem servido do que o CDG.

Quem for fazer check in antes das seis da matina, a solução, salvo melhor informação, é reservar um táxi, pois não há mais a linha 120 do ônibus noturno Noctilien, que ligava Châtelet-Les Halles à Orly Sud. Há, no entanto, as linhas 31 e 131 saindo da Gare de Lyon (http://www.noctilien.fr/Noctilien/Recherche.do)

6 comentários:

  1. Então, somos dois. Este ano eu volto lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Enaldo, tudo bem?
    Eu e minha esposa iremos a Paris no dia 11/06/12 e temos algumas dúvidas.

    Chegaremos no dia 12/06 em Orly, pela Ibéria, mas antes, faremos uma escala em Madrid de 2,5h +/-.

    Precisaremos passar pela imigração em Madrid, sendo que faremos apenas uma conexão?

    Chegando em Orly, é fácil pegar um táxi?
    A imigração (Orly) é muito complicada?
    Falamos inglês e estamos aprendendo o básico de francês.

    Agradecemos desde já pela atenção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vindo, obrigado por comentar e peço, por gentileza, que o sr.se identifique nos próximos comentários.

    Caro anônimo, viajei apenas uma vez e direto. Pelo que sei, e pelo que vi, assim que desembarcarem em Madrid terão que andar uma meia hora pelo aeroporto para fazer o novo check in na Air France de Barajas. Não é difícil encontrá-lo siga os brasileiros que vão sair apressados para lá e não tenha vergonha de perguntar, eu vi brasileiros zanzando para lá e para cá com medo de falar mal inglês ou francês, é obrigação dos agentes orientarem qualquer pessoa. Se o voo daqui não atrasar (improvável) duas horas e meia é um tempo bom para check in e nova fila de embarque (detector de metais e passaportes). Pelo que sei, isto não é propriamente imigração, pois não vão avaliar se é conveniente ou não a estada de estrangeiros na Espanha, vocês estarão indo apenas de passagem. Se o voo atrasar, a conexão não vai ficar aguardando, e o avião precisa pesar a bagagem em no mínimo uma hora antes de decolar. Assim, há sempre o risco de overbooking e atraso do voo de ida. Por isto eu prefiro voos diretos, é mais caro, mas acho que compensa. A companhia aérea é obrigada a providenciar hospedagem e alimentação se o atraso for superior a seis horas, pela Convenção de Varsóvia (salvo melhor informação). Há empresas que dão um kit de sobrevivência (inclusive roupas íntimas) se houver extravio de bagagem, algo muito comum em conexões.

    Eu sou a favor de táxi, mesmo, porque: vocês estarão moídos, em um país estrangeiro, e com um francês básico. A diferença entre um táxi e encarar RER, metro, ônibus, é que estarão sentados, despreocupados, e assim que chegarem em Montparnasse terão um baque que é Paris. Leve, anotado, o endereço completo da rua. Dê uma olhada no trajeto pelo google maps e veja qual é a via. Foi o que fiz: "Bon jour, monsieur le chauffer, rue Rambuteau, au Marais, vers autoroute A1, s'il vous pláit". O motorista ficou surpreso de que eu sabia o nome da estrada, isto inibe voltinhas. A corrida deve ficar uns 30% mais caras do que o valor que você verificar no site world taximeter. No CDG foi mole, havia três e eu peguei o primeiro. Boa parte dos táxis são Mercedes classe E ou S. O taxista cobra 1 euro por cada bagagem que carregar.

    Inglês resolve 95% das situações, e 99% no comércio. É uma ótima ideia tentar aprender francês, eles reconhecem o seu esforço, os parisienses são receptivos e simpáticos. Um em dez são hostis, não dê bola e curta a viagem.

    A imigração no nosso caso, familia, não traz qualquer obstáculo. O policial, normalmente um magrebiano com ar debochado, pede com educação e voz baixa os passaportes, carimba olhando direto nos seus olhos, e displicentemente te indica a saída. Nada de amabilidades, mas nada de agressividade. É corriqueiro.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Olá Enaldo, bom dia.
    Desculpe-me, meu nome é Renato.

    Iremos pela Ibéria; Sairemos de GRU-SP as 16:35h e chegegaremos em Madrid as 06:45h, após, embarcaremos para Paris.

    Não pegamos voo direto pois estaremos de férias, e é sempre bom conhecer outros lugares nem que seja por poucas horas.

    Fico menos preocupado, pois pelo que disse, não precisaremos passar pela imigração em Madrid, somente em Paris (Orly) que me parece ser tranquila.

    Cheguei a pesquisar algumas empresas que fazem o transporte aeroporto/hotel, mas elas cobram um valor elevado e pelo que você disse, além da sua preferência, é mais viável utilizar um táxi.

    Muito obrigado mesmo por todas estas informações, foram todas muito úteis para nós.
    Se tiver alguma outra dica, será ótimo.

    Grande abraço.

    Renato.

    ResponderExcluir
  5. Caro Renato, bom dia e não há de quê.


    O transfer (shuttle) é muito utilizado e pode ser uma boa relação custo/benefício. Demora mais porque leva cada passageiro, mas isto é muito bom para dar uma boa por Paris!

    Veja o caso do CDG: táxi: 60 euros até o centro de Paris (1er ao 6ar, por exemplo); transfer: uma pessoa 27 euros, 2: 42, 3: 57 (meu caso). Ora, por 3 euros vou de táxi. Se o voo atrasar você tem que ligar, de dentro do avião, com antecedência de horas, senão simplesmente perde o que já passou, o transfer não aguarda a chegada do seu voo. Entçao, eu penso que para um casal um táxi pode ser a solução. É possível fazer reserva, creio, mas se atrasar...

    Pode me perguntar à vontade, quantas vezes quiser, mas eu imagino que boa parte das dúvidas você encontrará uma dica nos posts de minha viagem. Eu gosto de contar tudo com detalhes.

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir