Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

Praias de Barcelona (Sant Sebastià)




Fomos a cinco praias em Barcelona. Nenhuma delas é bonita como as de Sitges, mas não deixa de ser prazeroso. Sant Sebastià é a primeira das praias centrais da capital catalã. Você vai de metrô até as Ramblas e depois anda uns dez minutos a pé. Este é o hotel W, cartão postal. Quanto mais próximo do hotel mais você vê casais nudistas.


O dia estava nublado, mas não choveu dia nenhum. Em Barcelona a média de dias chuvosos por ano mal chega a vinte.




Há banheiros em todas as praias. Não vi ninguém urinando n'água.





 Chuveiros





 A música que você ouve vem dos quiosques, mas num volume agradável.







Cerca de vinte por cento das mulheres fazem top less, inclusive (muitas) idosas. As pessoas não ficam encarando e nem espantadas. As pessoas trocam completamente de roupa nas praias, com algum constrangimento, isto eu estranhei. Há vendedores ambulantes,todos imigrantes, vendendo cervejas, refrigerantes e água em sacolas plásticas,sem gelo (!). Não vi praia lotada em dia algum, hora nenhuma.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Colònia Güell (3)





































A Igreja da Colònia Güell realmente é uma bela obra de Gaudi, particularmente o seu interior, mas acredito que não é uma viagem indispensável para quem vá à Barcelona.



A máquina de tickets da estação não aceita nota de 50 euros (nenhuma máquina em Barcelona aceita).

sábado, 21 de novembro de 2015

Colònia Güell (2)























Há diversas trilhas ao redor da Colònia Güell





Faltavam uns quinze minutos para que o centro de informações abrisse as portas e já havia algumas pessoas por lá. Em frente há banheiros públicos gratuitos (limpos). O centro de informações abriu com um pequeno atraso. As duas atendentes estavam bem estressadas e mal-humoradas, me lembraram um perfil comum existente em repartições públicas no Brasil. Pediram com certa rispidez para que fizéssemos fila. Sem dar bom-dia perguntavam em um tom meio militar se a pessoa falava inglês ou espanhol. Um grupo de indianos à minha frente foi levado por um motorista de táxi até lá e pediram informações sobre uma atração de Barcelona. Não sei de quem foi o equívoco,dos turistas ou do motorista (também hindu,ao que me pareceu). Uma das atendentes disse-lhes que lá não era Barcelona e que eles deveriam retornar à capital catalã. Eu fiquei ofendido com o tratamento dispensado aos turistas, a orientação mais parecia uma ordem do que uma sugestão. O líder do grupo não se fez de rogado e disse: "e se nós quisermos ficar por aqui?

Bem-feito.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Colònia Güell (Santa Coloma de Cervelló)


A Colònia Güell foi uma vila modelo construída pelo empresário que bancou Gaudi. Ele tentou criar uma espécie de cidade cristã. Não é um passeio muito procurado pelos turistas e creio que duas ou três horas são mais do que suficientes por lá, a menos que se queira percorrer as belas trilhas. Para chegar até lá vá até a estação Plaça d'Espanya e compre o bilhete nas maquininhas, há diversas linhas para lá (S4, S8, e S33) e o trajeto leva meia-hora (3€).




Após chegar à estação Colònia Güell siga estas pegadas até o centro turístico.



Na própria estação você compra o bilhete de volta (leve dinheiro trocado, não aceitam notas acima de dez euros)