Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quanto custa residir em Paris






Studette de 9m2, no oitavo andar (elevador até o sétimo) no 8ème arr., ótima localização (Champs-Elysées), por 620 euros. Como é possível morar em um cubículo? Indo para a rua curtir Paris.



Eu venho acalentando o sonho de me mudar para Paris após a minha aposentadoria. E como não gosto de sonhar acordado comecei a concretizar as minhas expectativas. Acho que o primeiro passo é verificar a viabilidade de pagar um aluguel residencial, o que na capital francesa é bem caro comparativamente ao Brasil. No mais, todo o resto me pareceu menos expensivo do que na Terra brasilis. Fiz uma tabelinha que disponibilizo para o(a) leitor(a).

Observações importantes: os apartamentos são mobiliados e o valor não inclui taxas. Há milhares de imóveis de absurdos 9 m2, voltados para as empregadas domésticas do entreguerras. Muitos e muitos edifícios de seis a oito andares não possuem elevadores. Regra geral, os apartamentos parisienses têm a metade do espaço dos brasileiros, ou menos. Os bairros mais econômicos vão do 17e ao 20e arrondissements. Eu pesquisei apenas a cidade de Paris, circuncrita ao Anel Periférico, nas muitas cidades vizinhas da Île de Paris há alugueres mais em conta.


Cômodos
Área (m2)
Valor (euros)
1
9 a 12
400 a 750
1 ou 2
13 a 20
500 a 900
1 ou 2
21 a 30
600 a 1200
2 ou 3
31 a 50
800 a 1500
2 a 4
51 a 100
1200 a 2800
4 a 7
101 a 150
2500 a 4000

Fonte:http://www.pap.fr/

4 comentários:

  1. Não conseguiria morar em menos de 50mt, rs, nem em Paris. Mas a dica é ótima, beijos*

    ResponderExcluir
  2. Eu também penso que não, mas a vida social lá é cidadã. Aqui nós nos enfurnamos em casa.

    Um abraço, obrigado por comentar e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Minha kitchinette de 30 m2 na Av.Ipiranga em São Paulo sai por R$ 600,00. Mas eu moraria neste cubículo parisiense só para respirar o ar da cidade Luz...
    Wagner Woelke

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vindo, Wagner, obrigado por comentar e volte sempre.

    Aqui em Juiz de Fora é um pouco mais barato, mas não muito. Pelo mesmo valor aqui você só conseguiria um dois quartos na periferia. Um três quartos em bons bairros não sai por menos de R$1200,00.

    O ap. de dois cômodos que fiquei em Paris (41 m2, no Marais) se fosse para locatário fixo não sairia por menos de 1200 euros.

    O ruim destes studettes é durante o inverno, o frio te faz ficar em casa e vem a depressão, assim já me falaram.

    ResponderExcluir