Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Campo Pequeno (Praça de Touros)


Esta praça de touros é um centro comercial agora. Cresce o sentimento contra as touradas em Portugal, embora não haja uma lei que as proíbam.



 Para uma cidade em que havia feito 40.°C uma semana antes é uma mudança e tanto.











segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Praça de Espanha


Fui para a Praça de Espanha acreditando lá encontrar a Praça de Touros, mas na verdade eu deveria ter ido a Campo Pequeno. A distância era pequena e não valia a pena fazer baldeações pelo metrô. Andei a pé aproveitando que o tempo estava nublado com temperatura agradável (uns 23.°C).





 Próximo ao aeroporto, desta região se vê aviões constantemente.












E lá estava o que eu queria ver.


sábado, 24 de agosto de 2013

Passeando pela Baixa.




É muito bom acordar cedo e passear pelas cidades europeus durante a manhã. Não há quase ninguém na rua e você pode fotografar tudo à vontade.





Os restaurantes da Rua dos Correeiros, na Baixa, são todos multilíngues.














Eu ía ao Armazém do Chiado todos os dias. É um shopping pequeno mas com localização privilegiada.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Coleção Berardo (CCB)


A Coleção Berardo que integra o centro Cultural de Belém também é franqueada ao público. Ao passar pela portaria a funcionária me olhou mas não disse nada. Ao começar a subir a escada para o piso superior uma outra funcionária me disse: "English?", "Brasileiros", "É preciso que se deixe a mochila na recepção" (tudo isso com simpatia e educação). Os portugueses são muito educados e sabem se colocar no lugar dos turistas, mas os procedimentos variam muito de museu para museu e nem sempre há avisos. De qualquer maneira, isto me faz lembrar do funcionário mal-educado da National Gallery, em Londres, que me avisou que eu não poderia tirar fotos com um ar de que estava cansado de me avisá-lo. Insolente, rs...

















Esta coleção é uma interessante aula sobre história da arte contemporânea. Os textos explicativos são de alto nível, mas acessíveis ao público não-especializado. Foi o primeiro museu português a partir do que passei a  reparar nos funcionários que ficam horas em pé a vigiar as salas (os visitantes, na verdade). Deve ser uma profissão ingrata e eles devem torcer para que alguém transgrida a norma para que possam pelo menos quebrar o silêncio (de si próprios).


Centro Cultural de Belém



O Centro Cultural de Belém é um dos poucos museus gratuitos de Lisboa. Muito interessante é Coleção Berardo, com grandes expoentes da arte contemporânea, conforme poderá ver aqui nos próximos posts.



Estes jatos d'água saindo do subsolo são um prazer a mais, a sensação é muito gostosa, ainda mais com o calor que fazia.