Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Voo Iberia Rio-Madri não possui monitores individuais e Galeão não evoluiu em nada


Escolhemos ir a Madri por um conjunto de fatores: língua, preços, clima, cultura, voo direto, etc. Partimos no voo de 18h e 45 mim do dia dez de julho, logo após o trauma da derrota de sete a um para a Alemanha. O bilhete custou R$2880,00 comprados em fevereiro. Ao contrário do que me informei no site Seatguru, os A340 da Iberia não contam com monitores individuais. E isto é um grande problema.


O Galeão não é um aeroporto internacional digno do nome.Apesar do aviso "estamos fazendo obras para melhorar etc e tal", não vi reforma nenhuma. Não há wifi, as lanchonetes são as mesmas, e uma loja das pobres free-shops fechou. Não havia ninguém no setor de informações e improvisaram uma tv para que pudéssemos ver o jogo entre Argentina e Holanda. Levamos lanche de casa para não sermos lesados pelos preços locais, como no ano passado.




Aeroporto vazio, o check in e controle de embarque foi rápido e sem filas. O embarque começou realmente às 18 horas, conforme anunciado, o que não ocorreu com Air France, British e TAP nas viagens anteriores. Ponto para a Iberia.


A diversão a bordo é complicada, pois há somente monitores centrais que passam um ou outro filmeco blockbuster, jornais e rádios (poucos e sem grande variedade). Gostei deste jornal catalão escrito em espanhol. Os anúncios foram em espanhol e inglês e as comissárias não falam português básico, as companhias aéreas não cumprem o que estipula o Código de Defesa do Consumidor.


Pouco antes do horário o avião começou a taxear, o que é surpreendente. Andou um pouco, parou por vários minutos e o comandante avisou que retornaríamos para avaliar os motores que não atingiam a potência máxima. Pensei: estava bom demais para ser verdade, isto fica para amanhã. Uns dez minutos depois o comandante avisou que estava tudo resolvido (!), que o atraso de vinte minutos seria compensado ao longo do voo, e que chegaríamos vinte e cinco minutos antes do previsto em Madri (o que de fato aconteceu).




As companhias aéreas continuam não entendendo o que é comida vegetariana (asiática, no nosso caso).Com exceção do gostoso arroz com molho, tudo o mais foram verduras e frutas, é o estereótipo que o onívoro tem da comida vegetariana. Mas não passei fome.


O check in online da Iberia se inicia às 0h do dia anterior ao voo. As poltronas já vem marcadas, não há opção de escolha, como tivemos na British e na TAP, mas as poltronas 24J e 24L nos foram vantajosas, em cima da asa do avião, nas laterais. Eu gosto bastante e é prático. Para fazer o check in é necessário preencher os dados completos do passaporte, com a validade, não me recordo disto em outras companhias. A Espanha é mais burocratizada que o Reino Unido, por exemplo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário