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sábado, 30 de julho de 2016

O transporte público em Berlim


Todo ponto de ônibus tem um mapa da cidade 


"Haltestelle" significa ponto de ônibus. Se você ver um "H" saberá que la´passará pelo menos uma linha de ônibus.


 "Metrobus" são ônibus de dois andares, salvo melhor informação.


 Wedding é uma estação de trem e também uma estação de metrô.


 Este é o símbolo dos trens de superfície






"Ring" (Anel) são as duas linhas de trens que circulam os limites das zonas A e B. S-41 no sentido horário e S-42 no sentido anti-horário.


 Tudo é muito bem sinalizado.


 Eram cinco da manhã e fazia uns onze graus quando tirei estas fotos.


As máquinas estão em seis idiomas (alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e turco, se não me engano). Aceitam cartões de crédito, moedas de dez cêntimos a dois euros, notas de cinco, dez, vinte, e raramente, a de cinquenta euros.


 Aqui você valida o ticket apenas na primeira vez. A passagem simples vale por duas horas.


Tenha sempre em mãos um mapa do sistema de transporte em Berlim 



Este é o melhor ticket para quem viaja por muitos dias: sete dias em qualquer meio de transporte nas regiões AB por trinta euros. Não acho vantagem os cartões que vinculam com museus, é preferível comprar o Museum Pass separadamente.



Outras observações:

Se você fizer um trajeto até três estações na mesma linha pode pagar apenas €1,70. O bilhete simples custa €2,70. Há bilhetes de um a sete dias, combinando as diversas regiões: AB, BC ou ABC (este custa €37,40 e vai até Potsdam, Oranienburg e ao outlet Designer em Elstal). O sistema integrado compreende ônibus, metrô, trens municipais (S-Bahn) e regionais (RE) nos limites das zonas ABC e os "bondinhos" (Strassenbahn). A fiscalização ocorre em duplas à paisana portando maquininhas para multar em 60€ quem não não possui tickets validados. Fomos fiscalizados três vezes ao longo dos dezessete dias. Um brasileiro me informou que após as vinte horas um ticket vale para duas pessoas. Atrasos ocorrem, mas eu diria que na proporção de um para cem pontualidades. Os metrôs e trens ficam cheios bem cedo e por volta das 16h. Chegamos a não entrar em um vagão uma única vez quando estava muito lotado.

Página oficial: https://www.bvg.de/en/


3 comentários:

  1. o metrô de são paulo sempre tem mapas do entorno. com o famoso vc está aqui. em são paulo é muito ruim q os pontos raramente tem papéis com os ônibus que passam ali. em geral são de papel e colados e acabam sendo estragados pelo tempo ou por vandalismo. muitos em são paulo acham que depredar e queimar ônibus chama a atenção das autoridades, mas esquecem que as autoridades não andam de ônibus e que esse vandalismo atingi a eles mesmos e familiares. aqui o bilhete único promove esses descontos. se eu pegar um ônibus, descer e pegar outro, o segundo não pago, sai zero no bilhete. posso fazer isso por duas horas. se pego metrô e depois ônibus, o ônibus custará menos. esse é um sistema de cobrança que gosto muito em são paulo, mas de qq forma acho as passagens caras por aqui. os trens tb estão ligados ao metrô então se vc sai do metrô e pega trem não paga o trem e vice-versa. ajuda bastante. e eu tenho bilhete único comum, coloco dinheiro. o benefício da redução é para todos. muito justo. beijos, pedrita

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  2. O sistema de transportes brasileiro invariavelmente é ruim e caro. Onde vivo não há um único desconto e se a passagem aumentar você tem que complementar o valor de passagens que você já havia pago na integralidade. Não vejo Ministério Público, vereadores, entidades de defesa do consumidor, etc., ninguém denunciar e mover ações contra este estelionato praticado pelas concessionárias de ônibus. Na Europa o morador que comprar o passe anual pagará pouco mais de um euro por dia podendo utilizar tudo quantas vezes quiser.

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    1. aqui foram muitas passeatas contrárias aos altos custos das passagens, mas nada aconteceu. celso daniel tentava denunciar uma máfia dos transportes e foi assassinado. em santo andré querem uma licitação para ocupar o lugar de um homem com inúmeros processos, mas ninguém tem coragem de se inscrever com medos de retaliações.

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