Páginas

terça-feira, 27 de março de 2018

Passeando no inverno


Três graus cedo pela manhã escura. Dá para sair assim?


Roupas térmicas, luvas, gorro e cachecol ou écharpe.



 Estação Montparnasse em reforma.




Comprei o novo cd do U2 e o novo Astérix, ainda inédito no Brasil.



Eu tinha três receios quanto à passear no inverno do norte europeu: não ter roupas adequadas (resolvido), adoecer por lá (não aconteceu) e ficar preso em casa com medo de não suportar o clima (não me atrapalhou em nada). A temperatura média histórica de Paris é de 3.ºC, máximas entre -5 e 11.ºC. Temperaturas eu acompanho detalhadamente desde a adolescência, sou fascinado. O inverno não foi típico em janeiro, com exceção da chuva constante (e uma enchente nos arredores da capital) peguei temperaturas entre 2 e 12 graus, média de 7 graus,um clima mais próximo de novembro e março.
Desta minha experiência histórica,os quinze dias mais frios de minha vida tenho a dizer:
a) de cinco graus para cima dá para passear tranquilo, nem chegava a usar luvas;
b) peguei 4 graus com chuva em Montmartre e 2 graus em Provins: aqui o frio é capaz de intimidar mesmo, e fiquei com muito medo de adoecer de verdade.
c) imagino que passear em cidades com temperaturas inferiores a zero contraproducente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário