Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Ministério das Relações Exteriores orienta...




Achei excelente este texto do Ministério das Relações Exteriores e resolvi reproduzi-lo por completo aqui (http://www.portalconsular.mre.gov.br/):

Paris e outras cidades da França, como todo destino turístico, não estão isentas da ocorrência de furtos, roubos, atos de vandalismo ou golpes aplicados aos turistas estrangeiros, sobretudo no período de férias, quando estas práticas se intensificam.

Assim sendo, não carregue documentos pessoais junto com dinheiro ou cartões de crédito. Circule sempre com cópia do passaporte brasileiro e tenha anotado em local seguro o número dos cartões de crédito que possua, de modo a efetuar o cancelamento em caso de roubo ou furto.

Não perca de vista malas e bolsas, em particular nos hotéis, estações de trens/barcos, paradas de ônibus e aeroportos, mantendo-as sempre à vista e fechadas.

Esteja particularmente atento a estranhos que perguntam sobre endereços ou que esbarram em pessoas em lugares de maior aglomeração - metrôs, lanchonetes, restaurantes, cafés, calçadas - visto que um golpe comum é distrair turista enquanto um terceiro furta a carteira ou bolsa.

Desconfie de policiais que não se identificarem devidamente.

Não abra o porta-malas do carro na frente de todos e tampouco deixe objetos à mostra no interior do carro alugado.

Se, por acaso, for vítima de furto ou roubo, procure a delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência. Este registro é indispensável para a obtenção de um passaporte novo. Caso seus documentos e passaporte perdidos forem encontrados, o Consulado-Geral poderá devolver os documentos, mediante carta com firma reconhecida. O passaporte, no entanto, na forma da lei, será destruído.

Jamais aceite encomendas de pessoas estranhas ou aceite pacotes fechados, mesmo de amigos, ou permita que sua mala seja feita por outras pessoas. As penas por tráfico de entorpecentes são inafiançáveis e irredutíveis, podendo chegar à prisão perpétua.

INFORMAÇÕES PARA VIAJANTES QUE CHEGAM A PARIS

Não há necessidade de visto de entrada para turistas brasileiros, na França, para uma estada de até 90 dias. Tendo em vista que o ingresso na Europa, via Paris, dá direito de acesso e circulação por todo o território da União Européia, é conveniente que, ao ingressar, o turista certifique-se de que o seu passaporte foi carimbado, com registro da data de entrada. Nos casos de visto de estudante, há que se certificar que o visto concedido no Brasil permite a livre circulação por outros países europeus.

Ao desembarcar, o turista deve estar habilitado a comprovar às autoridades de imigração sua condição de turista. Para tanto, deverá estar apto a:
  • Apresentar bilhete aéreo de ida e volta;
  • Comprovar que dispõe de recursos financeiros suficientes para manter-se durante sua permanência (a legislação francesa exige um mínimo de 40 euros por pessoa por dia);
  • Apresentar comprovante de reserva de hotel ou carta sobre hospedagem em casa de residente legal;
  • Apresentar comprovante de seguro-saúde que cubra a duração da viagem.

TELEFONES ÚTEIS
Brasil via Embratel - França: 0800 99 00 55
Comissariado de polícia de Charles de Gaulle : 01.48.62.31.09
Violência conjugal info: 3919

Achados e Perdidos:

Préfecture de Police
Objets Trouvés
36 rue des Morillons
75015 Paris
Tel : 0 821 002525

Urgências Médicas

SAMU: 15
Bombeiros: 18
Police: 17
SOS Medecins: 01.47.07.77.77
SOS Dentistes: 01.43.37.51.00
SOS Cardiologie: 01.47.07.50.50
SOS Psychiatrie: 01.47.07.24.24

Médecins du Monde - Centre d'Accueil et d'Orientation pour l'accès aux soins et l'Aide Médicale d'Etat (AME)
65 bis av. Parmentier - 75011 Paris - Tel: 01.43.14.81.81


Nenhum comentário:

Postar um comentário