Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

História de Paris (3)

Igreja de Saint-Germain-des-Près. (6ème arr.)


A Paris do início da Idade Média encheu-se de abadias e igrejas. No ano de 543 o filho de Clóvis (481-511), Childeberto (511-558) fundou a basílica que deu origem à igreja de Saint-Germain-des-Près (foto) (http://www.eglise-sgp.org/) em que passaram a serem conservadas as relíquias reais. No local onde se situa Notre-Dame foi construída a catedral de Saint-Étienne (catedral é o edifício sede de bispados, portanto há apenas uma por cada diocese), que foi arrasada pela invasão normanda.

A Paris do século VII passou a ser um importante porto fluvial, e judeus e sírios se instalaram na cidade. Mas após a morte de Childeberto, Paris foi disputada entre o seus filhos e um tratado estabeleceu que ela não poderia mais ser a residência do rei. No século VIII o centro político do Reino franco deslocou-se mais ao norte (Austrásia), e Paris tornou-se uma localidade de menor importância.



O Conde Eudes defende Paris dos normandos (885)

Em 885 quarenta mil normandos (vikings) cercaram a Île de la Cité, quarenta anos após iniciarem as invasões ao norte do Sena. Paris resistiu por dois anos, e da família que comandou a defesa da fortaleza se originou a dinastia dos Capetíngios (a partir de 987). Mas a cidade de Paris era virtualmente um domínio do bispo de Paris, e somente no início do século XI a monarquia voltou a ter um palácio real às margens do Sena.


Maquete do Palais de la Cité (século XI)

3 comentários:

  1. Muito interessante. Eu adoro História e gostei da sua maneira de apresentacao, com uma linguagem bem fácil de entendimento. Eu me lembro quando estava no ginásio que muitas das vezes nao entendia por exemplo quando a professora dizia que os nômades tinham invadido a cidade e a tomado. Eu me perguntava: quem sao os nômades? de onde vieram?
    Mas nao recebia uma resposta, uma explicacao ou as respostas eram para mim no caso evasivas. A mim me faltava vocabulários, entendimento dos nomes. Já adulta passei a pesquisar para suprir essa minha deficiência e acredito que muitos jovens na escola iriam gostar muito mais de História ou qqr outra matéria se entendessem alguns significados.

    Eita que escrevi demais agora.

    Fui...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Georgia, concordo plenamente contigo. Como professor de História há mais de vinte anos posso lhe garantir que não é assunto para os muito jovens, os adultos curtem muito mais. Eu tenho um irmão que odiava estudar e vivia zombando do fato de eu ser professor de História. Hoje ele fica me perguntando sobre vários temas e a vingança é doce, rs...

    Os normandos (homens do norte) invadiram a Europa do sul por escassez de terras e excesso demográfico na Escandinávia. Haja bacalhau, rs...

    Escreva o tanto que você quiser e eu respondo todos os comentários, sem exceção.


    É um pena que este fundo cinza com letra em branco dificulta a leitura, eu vou tentar melhorar isto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas respostas;)

    Sim o fundo branco atrapalha a leitura.

    Mas teu blog é muito bonito.

    Volto depois para te ler.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir