Já escrevi anteriormente sobre o sistema de transportes da capital francesa e recomendo-lhes o site oficial da ratp: www.ratp.fr. Entre e brinque à vontade no plan interactif, isto vai ajudá-lo mais tarde a compreender o seu funcionamento e a tomar decisões de trajeto a percorrer.
Tarifas: individual: 1,70e; dez tickets: 12,50e (é a melhor opção); Cartões de 1, 2, 3 e 5 dias: 9,20e; 15,30e; 20,70e; e 29,90e (cuidado: estes últimos perdem a validade no início da semana!). Você os adquire nas máquinas de qualquer estação do metrô. É preciso saber francês, inglês, italiano ou alemão para operá-las. Há máquinas que aceitam cartão de crédito, dinheiro ou moedas, e aquelas que aceitam apenas moedas. Tente a ajuda de alguém para aprender a utilizá-las ou peça ao funcionário do caixa, se o movimento do metrô estiver fraco. Sozinho eu não teria conseguido das primeiras vezes. Depois é muito simples.
Um ticket de metrô vale para qualquer baldeação desde que você não vá para a rua. Não consegui sair do metrô e pegar um ônibus com o mesmo ticket, não deu certo nenhuma vez que tentei, ao contrário do que os blogues sobre Paris costumam afirmar.
Vantagens do metrô: rapidez, praticidade, há placas indicativas para todos os lados.
Desvantagens do metrô: com exceção das estações estilizadas (como as de Roosevelt, linha 1, e Arts e Métiers, linhas 3 e 11, dentre outras) e os músicos e indoors, você não vê Paris do sub-solo; a segurança é forte, mas não é plena; eventualmente há odor de urina (é raro, mas há).
Dois diálogos que tive com caixas do metrô:
- Bon jour, madame. Avez-vous un map? (Bom dia, madame, a senhora tem um mapa?)
- Un map? De quoi? (Um mapa de quê?)
- Je voudrais um map de plan des lignes. (Eu queria um mapa de plano de linhas)
Decidi passar a utilizar o nome correto do mapa:
O mapa é gratuito e minha filha queria um de lembrança. Cheguei em uma estação e disse ao jovem funcionário:
- Bon jour. Je voudrais un Lecture Confort.
- Quoi?
- Un map pour le metro et le bus.
- Ah, vous voulez un Lecture Confort! Ça marche. (Ah, você quer um "Lecture Confort". Tranquilo)
Pô, mas o que foi que eu falei?!rs...
Ande sempre com este mapa. Ele traz o sistema de metrô e RER...
... de ônibus
...e de trens interurbanos.
Não tenha vergonha de lê-los, de consultá-los à vontade. Fique tranquilo que, a menos que você seja francês, japonês, do Magreb (já expliq...), da África sub-saariana, todo mundo vai saber de cara que você é turista estrangeiro, então relaxe e se oriente.
As estações trazem o número da linha, e o nome de suas extremidades, é por elas que você encontra a direção de onde quer ir. Dentro dos vagões há o itinerário nas paredes, próximas às portas, e uma bela voz eletrônica feminina avisa a próxima estação antes e durante a chegada. Se errar alguma vez o trajeto, como eu errei, não fique chateado, use outro ticket que o prejuízo é pequeno. Aproveite as estações para refazer as energias, há bebidas e chocolates nas maquininhas com preços razoáveis. Lembre-se: Paris é muito seco, eu sentia sede constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário