Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Madeleine (8ème)


Os 8ème e 9ème arrondissements são as regiões mais ricas de Paris, salvo melhor juízo. Aqui por estas ruas passamos em frente a um imponente banco francês do qual saíam um grupo de executivos. Fiquei com a impressão de que estava diante dos mais privilegiados dos privilegiados, habitantes de um outro mundo muito acima da média humana.












Nunca tinha ouvido falar desta igreja. Ela é bem imponente e o interior maravilhoso. Deve ser legal assistir uma missa aqui, mesmo eu não sendo religioso.












Esta é a tal da Fauchon, um dos maiores símbolos do requinte, ou da futilidade capitalista, como queiram. São duas lojas, eu entrei na dedicada à gastronomia. É bem interessante de se ver, pois os produtos são vendidos em umas caixinhas bonitas, com a logomarca da rede. Aqui eu vi o símbolo dos símbolos do esnobismo: potes de 125g de caviar a 341e=R$800. Também havia o menu degustação light por 49e=R$115. Havia uma cliente, uma jovem de menos de trinta anos, com visual estilo estudante universitária, sentada próxima à vitrine usufruindo do seu caviar. Se alguém pensa que por que pretende pagar por este menu vai ter tratamento muito diferenciado vai se decepcionar. Cinquenta euros é uma quantia acessível para metade da população desta cidade. Comer caviar aqui, se não é quotidiano ou trivial, também não é algo que abale as finanças dos clientes. A maioria dos produtos oferecidos na loja não passa dos vinte euros. Havia brasileiros em proporção acima da média na Fouchon. Alguém me explicou que isto se deve a estes programas de jornalista baba-ovo da alta sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário