Moda e vestuário não é assunto que eu entenda e/ou goste muito para dar uma opinião fundamentada, mas ficam aqui o que observei nas pessoas que transitavam em Paris:
1. Logo de cara fiquei cismado que as pessoas me olhavam muito, e particularmente para a minha roupa. Sabendo que se anda muito na cidade, optei por ir sempre com um tênis confortável, destes nacionais com uma certa qualidade, com amortecimento, na faixa dos 300 reais. Preto e com pequenos detalhes em dourado, eu creio que é um tênis comum e discreto para os nossos padrões. Usava camisa comprida branca lisa, mochila e uma jaqueta preta de nylon para baixo da cintura. Uma roupa absolutamente comum no Brasil, portanto. Uma adolescente francesa olhou para o meu tênis insistentemente no Marais e aí eu vi que lá estava a questão de tantos olhares, fora o fato de eu ser estrangeiro, óbvio.
2. Os parisienses são muito elegantes, certo dia fiquei na esquina da Beaubourg com Rambiteau, enquanto aguardava nossos amigos e observava o ritmo apressado dos habitantes locais. O uniforme masculino é: paletó esporte fino, camisa lisa ou listrada comprida, calça jeans de melhor qualidade, e nos pés: sapato preto ou marrom bico fino, sapatênis, dockside, ou tênis liso baixo. Não se usa tênis sofisticados como os daqui, nem mesmo os jovens de periferia usam tênis de 500 dólares. Eu vi tênis caros à venda apenas em uma loja de materiais esportivos. A cultura estadunidense, conforme já falei, não prevalece lá.
3. Não é absolutamente verdade que os franceses tem um odor repulsivo. Você sente o perfume deles e delas várias vezes por dia no caminho. Apenas uma vez ou outra, em lugares fechados, você vê algum jovem do sexo masculino desleixado que deveria frequentar com mais assiduidade o chuveiro.
4. Vi pouquíssimas pessoas usando boné. A maquiagem é discreta e não vi francesas "peruas" e nem "mulheres-frutas". Se você quer ver o popozão na França pode desistir. Ninguém usa roupas colantes ou muito decotadas, mesmo porque o verão deles faz frio, e a maioria anda agasalhada. Não tem este negócio de que pessoas de clima temperado estão acostumadas com baixas temperaturas.
5. As mulheres franceses são mais altas que as latinoamericanas, e magras. De modo geral não há obesos na França, e no metrô não dá para passar pessoas obesas pelas catracas. As mulheres andam bem vestidas e mesmo as muçulmanas são bem vaidosas. Vi uma muçulmana de burka apenas uma vez, em Montparnasse.
6. Não vi jovens com camisas de quaisquer times de futebol que fossem.
7. Os jovens japoneses têm um visual bem maneiro, bem high-tech, por mais que se riam deles, eu gostei bastante da roupa que eles trazem de lá.
8. Os estadunidenses ganham qualquer campeonato em matéria de desprendimento para com o vestuário, rs...
9. Comparativamente, o brasileiro veste marca, o francês veste elegância e bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário