Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Imperial War Museum (10): o Holocausto.

O Imperial War Museum possui seções em que você não pode fotografar. Uma delas contém o dossiê de dezenas de oficiais ingleses que ganharam muitas medalhas, algo em torno de uma dezena ou uma dúzia. Eu não sabia que isto era possível.

Há também o museu do holocausto, que é desaconselhável para menores de quatorze anos. Um pai alemão quis entrar com o filho de aproximadamente doze anos. Uma atendente muito educada se aproximou do pai e esclareceu a situação. O senhor explicou porque queria que o filho adentrasse no recinto. A atendente, obviamente, respeitou a decisão paterna. Eu não faria isto.

Eu já vi muitos filmes e documentários sobre a Segunda Guerra Mundial, a política antissemita dos nazistas e o holocausto. Mas algumas cenas que eu vi nos vídeos exibidos nesta sala dedicada ao tema me deixaram mal. Eu passei meio que batido pelos diversos cômodos, mas o que vi não foi exibido em nada do que tinha assistido antes e nem lido nem mesmo na biografia de Hitler mais recente.

Há uma maquete de Auschwitz, sob neve. Ela possui uns seis por três metros. Você vê e pensa a que ponto as pessoas estavam determinadas para construir uma estrutura daquela.  As entrevistas e materiais exibidos são extremamente realistas, sem a filtragem que conhecemos nos filmes sobre o holocausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário