Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Plaça Reial e o boné da "República da Catalunha"








 A Plaça Reial é como a Plaza Mayor, de Madri, mas com palmeiras e fonte.







Eu não posso me descuidar com luz solar, como todo mundo. O único boné que tenho é o da Espanha, comprei na Plaza Mayor em Madri, no ano passado. Sabia que não seria politicamente correto andar para lá e para cá nas ruas de Barcelona com ele. Ninguém me hostilizou, mas volta e meia alguém estranhava aquele boné, o que não criava dificuldades por obviamente as pessoas verem se tratar de um turista, mas ainda assim eu estava incomodado. Eu precisava de um boné novo, e queria um da Catalunha. Andando pelas ruas do bairro Gótico encontrei uma lojinha de souvenirs hindu, do Sri Lanka ou de Bangladesh e perguntei se não havia boné catalão, - os de Barcelona havia aos montes, mas eram muito adolescentes. O simpático proprietário, que inclusive identificou-nos como brasileiros, conseguiu um de outra loja (€7,90, mais caro do que os seis euros do boné madrilenho). Para mim ter um boné com a bandeira da Catalunha independente foi de grande satisfação, além de ser bonito e diferenciado. Uma em cada vinte pessoas, por assim dizer, reparava e compreendia o significado, óbvio. Isto me abriria a simpatia por diversas vezes, principalmente dos jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário