Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Bo Kaap e Museu Bo Kaap







 Eu não encontrei ou não me recordo qual é a razão para as casas terem estas cores



Quando chegamos, no dia sete de julho, saímos logo para fazer compras de supermercado aproveitando o resto da tarde. Eu sabia que havia supermercado na grande loja da Woolworths na Adderley Street, uma rua visceral do centro, mas eu temia ser um estabelecimento careiro. Fomos procurar o Pick n Pay da Strand street, mas o supermercado é muito limitado, tanto em qualidade como preços, e eu fiquei pensando que não seria possível que esta fosse a rede que abasteceria a elite econômica da Cidade do Cabo.

Após um lanche com o que compramos, resolvemos conhecer a cidade a pé, e depois de uma volta de cerca de uma hora no quadrilátero formado pelas ruas Strand, Adderley, Wale e Bree (o centro do centro) resolvemos conhecer o Bo Kaap, o bairro malaio-muçulmano que é um dos símbolos da cidade. Bo Kaap foi inicialmente habitado por holandeses, mas depois concentrou a população malaia que emigrou (ou foi"emigrada") no século XIX. Com o crescimento da cidade o bairro passou a ser objeto de interesse imobiliário por atos do regime do apartheid nos anos cinquenta, criando um conflito social e movimento de resistência. Ficamos apenas na rua das casas coloridas (Wale street), estávamos muito cansados para subir as colinas do bairro e aproveitamos para conhecer o primeiro museu em terras africanas, o Bo Kaap Museum.














Aberto de segunda a sábado entre 10 e 17h (20 zar), o museu Bo Kaap é um dos museus Iziko (a organização ou fundação que congrega o maior número e os melhores museus de Cape Town). Situado na casa mais antiga do bairro, do final do século XVIII, é claramente um museu da memória local e anti-apartheid. São quatro cômodos, há uma sala com exibição de vídeos, um certo acervo fotográfico, alguns livros à venda e não muito mais do que isto. É visita de menos de uma hora. Wale street, 71. Imaginei que este museu fosse o padrão dos museus de Cape Town (eu teria uma bela surpresa no dia seguinte).
















A mesquita mais antiga de Cape Town (1844)

2 comentários:

  1. Muito fotogênica essa rua com as casa coloridas!

    ResponderExcluir
  2. Linda de morrer. Um líbio com quem fiz amizade (ele mora agora no Brasil) disse que quando fez mestrado em Cape Town alugou um quarto em Bo Kaap por 1200 zar/mês. Ele falou que o bairro é "seguro", mas seguro em Cape Town é algo muito relativo.

    ResponderExcluir