Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Embarcando para Londres



Alguns dias antes da data de partida (11 de julho) fui conferir os meus dados no site da British Airways. O meu pedido de refeição vegetariana não constava. Tentei alterar no próprio site e não foi possível, não reconhecia o meu último nome. Liguei para a companhia, e no segundo atendimento, após o estranhamento inicial com as expressões idiomáticas do atendente português (como: "o que deu?") fui informado que no registro constava o meu nome do meio aglutinado ao final, e a partir daí tive que mantê-lo assim para todos os efeitos.

O check in online também ofertou surpresas. No primeiro minuto da abertura, lá estava eu, e não foi possível efetuar a escolha de poltronas, por problemas técnicos. Aguardei uns dez minutos, e numa tentativa posterior lá estavam as poltronas designadas para mim e minha namorada. Desta vez, a surpresa foi boa, pois, conforme havia ocorrido no voo do ano passado pela Air France, por ser minha primeira viagem pela BA imaginei que nos colocariam nas piores poltronas. O avião, um Boeing 777-200, creio, possui filas com três séries de três poltronas (veja aqui). Havia umas vinte alternativas disponíveis, mas não fariam diferença)

Fomos para o Galeão, chegamos três horas e meia antes do voo BA028 (partida às 22h e 50min) e já havia filinha, mas sem uma indicação clara. Pedi informações a um passageiro, um jovem inglês muito simpático que voltava para Londres, e me disse que adorara o Brasil. Ele ficou surpreso quando mencionei a violência no Rio. Foi o meu primeiro teste com o sotaque londrino. Perguntei a ele se conseguia me compreender, e ele me afirmou que conseguiria me virar bem com o meu inglês. Foi bem tranquilizador.

Três horas antes do voo o check in foi aberto. A atendente da BA me pediu para ver o cartão de crédito com que paguei as passagens. Esta exigência não consta do site ou do contrato. Foi coincidência eu o ter levado comigo. Quis mostrar o comprovante de pagamento e ela disse que isto não resolveria. Perguntei: E se o cliente não trouxer o cartão? - Aí, eu abriria novo procedimento junto ao meu superior.

Acho isto um absurdo e descumpre claramente o Código de Defesa do Consumidor. Bom, fique o leitor avisado: vai de BA, pagou com cartão, leve-o junto ao check in. Vai querer mexer com Juizado Especial de aeroporto pouco antes de embarcar?




Passado o check in, jogo rápido, fomos para a Segurança, e que, alegria, ninguém na fila. Brasileiros, ouvi: ninguém na fila!




Com mais de duas horas antes da partida, o que fazer? Fomos ao free shop e não vimos nada interessante, além do mais, comprar na ida para quê? Tirei esta foto porque fiquei pensando: quem daria dezenas de dólares por caixas de bombom sonho de valsa? Na Europa chocolates belgas custam menos e são muito melhores.



Vi a placa de free wifi e fui até o balcão de informações pedir a senha. A atendente me disse: " -É, realmente existe uma senha..." Não me deu a senha, não me deu solução e não procurou saber.  Fiquei sem internet.



Brasil. Um país de tolos. A Tim, novamente, só pisou na bola.



O voo da BA para Londres é o último do dia. Galeão deserto. 



Olha, gente. Funciona mesmo. 



Quatro reais para molhar a garganta. Depois eu te conto sobre os preços no aeroporto de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário