Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Praed street, o apartamento e os primeiros contatos com Londres


Ficamos em um apartamento da Praed street que alugamos via Airbnb após semanas de pesquisa e indecisões. Pagamos cerca de £115 de custos totais por diária. A proximidade com a Paddington station foi crucial. A Praed street é repleta de opções de alimentação. Há barulho permanente do tráfego de veículos e pessoas, mas nada que te impeça de repousar após um dia inteiro de passeios. O apartamento apresentou um problema grave, a meu ver, que foram as cortinas claras, impróprias para escurecer o imóvel durante o período noturno. A locadora do imóvel, uma artista plástica russa,  revelou ser uma ótima pessoa, fez o que pôde para nos apoiar e minimizar os aborrecimentos. Mas blogar não é para afagos, eu acho que a relação custo/benefício não foi satisfatória.




Da sala do ap. dava para ver o hospital Saint Mary, uma cabine telefônica (box) e o ponto de ônibus.




Meu primeiro biscoito de chocolate, "orgulhoso de ser britânico", foi parar no meu orgulhoso estômago.




Aqui o (a) leitor(a) pode ter uma ideia dos preços de suprimentos básicos. Comprávamos no Sainsbury's (aberto até às 23h) ou no Tesco (nunca fecha). Mas a rede mais barateira é a Asda, bem longe de Paddington.




Nossa primeira volta de ônibus, já devidamente munidos com nossos Oyster Card. Sobre o Oyster Card, que eu tive que ler muito para entender a estória toda, vou resumir e dizer o que o(a) leitor(a) deve fazer:

1. Dirija-se ao caixa humano de qualquer estação de metrô e peça um Oyster Card (£5, retornáveis com a devolução do mesmo, ao final de sua viagem).

2. Ele vai exigir uma carga inicial. Minha sugestão é: por um dia (£7), se você for ficar de um a três dias, renovando-os (top up) a cada dia nos caixas automáticos; por uma semana (season ticket seven day) por £29,20, tudo isto para zonas 1-2, a menos que você queira ir de metrô à região olímpica, ao shopping Westfield Stratford, ao museu da RAF, etc., que ficam nas zonas 3 e 4. Os ônibus não são limitados à região alguma. Se você tiver certeza de que vai andar pouquíssimo de ônibus ou metrô (duvido) pode usar o Top pay as you go que é semelhante a um cartão pré-pago de celular, mas observe que pagará £1,35 por cada viagem de ônibus e £2 por metrô entre 9h e 30 min e 16h e 30min (off peak) e £2,70 nos demais horários. Há mais ponderações a fazer, para quatro dias eu preferi renovar com mais uma carga semanal e não ter que me preocupar com cálculos.

3. Você pode escolher o início da validade, mas confira o bilhete, nós tomamos o prejuízo de um dia por erro do bilheteiro.



Andar de ônibus em Londres é muito prazeiroso, são quase todos de dois andares, nunca os pegamos cheios, sempre andamos sentados, no andar superior, nas primeiras poltronas, há câmeras de segurança, e uma bela voz avisa sobre o trajeto. As linhas 23 e 7 que utilizávamos para o centro passavam a cada um ou dois minutos, nunca esperamos mais de cinco minutos para pegar um busum para o centro. Era uma delícia ouvir a moça falando: "Twenty-three, to Westbourne Park. The next station is Sussex Gardens", rs...


 A nossa rua, Praed street, já estou com saudade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário