Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Abastecendo o apartamento. Onde comprar?

                                                                                  Foto: Amanda Dias

Assim que chegamos ao apartamento na Rambuteau a minha preocupação foi abastecê-lo com comida e outras utilidades. A título de informação, saiba que:

a) as principais redes são: Monoprix, Franprix, Bon Marché e Carrefour.

Perguntei ao taxista se ele escolheria entre o Monoprix ou o Franprix e ele afirmou seguro de que o Franprix é o mais barateiro. Acredito que ele tenha razão mas a diferença é pequena. Há dezenas de Franprix/Monoprix espalhados pela cidade, você os encontrará aos montes. Há um gigantesco Carrefour no Ópera (9ème) e alguns Carrefour City espalhados pela cidade.

b) os horários são completamente irregulares: alguns abrem às 9 h e outros às 10h. Alguns fecham às 19 h, outros às 21h, outros às 22h e outros às 23h. O horário aos sábados se encerra por volta das 16 horas e é comum não encontrar nada aberto aos domingos. Outra diferença: se o estabelecimento fechar às 22 h, por exemplo, você não entra após às 21h e 45 min, pois o horário de encerramento é para a saída dos empregados. E não adianta insistir, sorrir, ficar indignado, fazer beicinho, "jeitinho" não funciona muito por lá.

c) os supermercados são pequenos mas não é como no seu bairro, naquele que você pergunta: - tem isto ou aquilo? - tem, mas acabou. Há uma fartura que te deixa meio sem critérios de escolha em um primeiro momento.

d) após às 21 h uma voz gravada em francês e inglês anuncia que não é mais permitida a venda de bebidas alcóolicas, e eu vi jovens franceses, ingleses e alemães tentarem dar um "jeitinho" sem nenhum sucesso. A lei é rigorosamente cumprida.

e) O Monoprix passou a cobrar 0,30e por saco plástico mas voltou atrás porque o Franprix os manteve gratuitos.

f) em alguns Monoprix você pode se alimentar no próprio local com o que acabou de adquirir, há mesas e forno microondas para tal. Eu vi um executivo de uns quarenta anos se utilizar deste recurso.

h) o que vale a pena comprar nos supermercados? Quase tudo: sucos, pães, queijos, congelados, biscoitos, chocolates, café, sorvetes, balas, etc. Material higiênico é um pouco mais caro do que aqui: lá comprei escovas de dente, shampoo e pasta de dente a 3e=R$7,20 cada.

Outros preços:

Mousse de chocolate: 1,50e.
Chocolates Lindt: 1,50 a 2e.
Chocolates Monoprix: 1,30 a 2e pacote com duas ou três barras.
Sucos Monoprix: 0,92e.
Sucos Tropicana: 2 a 3e
Batata Pringles: 2,20e.
Cherry Coke (1,5l): 1,60e.
Queijos (ótimos): 2 a 5e.
Pacote com dez pães de batata: 1,50 a 2e.
Pacote com seis croissants: 2e. (nas padarias saem fresquinhos por 0,70e.)
Tiramissu: 2e.
Vinhos: a partir de 3 euros.

Note bem: estes são produtos de supermercados e alguns têm a qualidade apenas razoável. Se você faz questão de sempre comer bem procure lojinhas como a Dod's (ao lado do Monoprix do Beaubourg tem uma) onde você pagará o dobro ou o triplo do preço dos supermercados por produtos finos com enorme variedade de opções. Lá comprávamos flute de azeitonas verdes por 1,35e e havia baguettes por até 4 euros (as comuns de padaria custam menos de 1 euro).

Tenha consciência de que com 20 euros você faz uma senhora compra para um jantar ou lanche noturno. Eu não gastava mais de dez euros no fim do dia e éramos três pessoas.

E, por último, não há proibição de que pessoas hospedadas em hoteis não possam levar mantimentos para o quarto, salvo risco para saúde de terceiros e odores insuportáveis. A questão se isto é elegante ou não escapa ao objeto deste post.

Bon apetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário