Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Châtelet Les Halles/Forum Les Halles (1er)








O centro do centro de Paris é o complexo ferroviário/comercial Châtelet Les Halles. Para efeitos de metro há Châtelet, há Les Halles, e há Châtelet Les Halles, não é tudo a mesma coisa mas formam uma massa que não sei como distinguir.

A dez minutos a pé do nosso apartamento no Marais procurei a entrada da estação de metrô Les Halles porque dela parte uma série de ramificações e inclusive o RER B3 para o aeroporto Charles de Gaulle. Não encontrando a entrada fui dando a volta e o cenário é fantástico. 




Entrando por uma galeria dei de cara com um enorme shopping subterrâneo, com quatro andares ,que foi a alegria geral minha e de meus familiares e amigos. Lá estava a...Fnac.













Fechado provisoriamente. Nós vos agradecemos a vossa compreensão. Quê isso, não há de quê, rs...








O Forum Les Halles abre de segunda a sábado, de 10 às 20 horas, se me lembro bem. A Fnac tem um acervo gigantesco de cds, dvds, livros e quadrinhos, dá para passar dias inteiros lá dentro. Maior do que esta dos Les Halles eu posso acreditar que exista somente em Nova York, Londres ou Tóquio. Alguém tem essa informação? Comente aqui.











Na próxima vez que for a Paris vou tirar um dia inteiro somente para a Fnac.

Cuidado: os atendentes da Fnac vão dos secos aos abertamente grosseiros. Procurei cds de uma banda eletrônica dos anos setenta, mas que os desinformados classificam como new age. Perguntei em francês onde poderia encontrar cds de Tangerine Dream e Klaus Schulze, o jovem funcionário do setor de música eletrônica revirou os olhos com desprezo diante da pergunta e me apontou, grosseiramente, para a banca de new age, como se eu fosse obrigado a aceitar esta classificação e esquecendo-se completamente o respeito a uma pessoa, cliente, além de tudo. Perguntei sobre o novo livro de Umberto Eco, e uma atendente de terceira idade me disse com secura: está na parte de literatura. É mesmo?!, eu não podia imaginar, eu pensava que estava no setor de frutas e legumes, ora, vá...., são mais de vinte seções de literatura!

Comentei sobre este fato a uma senhora francesa no trem de volta ao De Gaulle e ela me afirmou que eles são assim em todas as Fnacs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário